Mais fibras na dieta: a importância das fibras contra os altos índices glicêmicos

Oi meninas!

Eu havia comentado com vocês que esse ano o blog sofreria algumas mudanças, e alguns temas seriam inseridos dentro das postagens, isso porque meu interesse pessoal não se resume a maquiagem, moda e afins, como também sou fanática por nutrição, treinamento e saúde. Pensei em criar outro blog pra isso, mas por enquanto vou fazer tudo numa "salada de frutas" aqui mesmo, afinal esse é o meu espaço, abordo o que gosto e não tenho pretensão em transformar o blog num site comercial e sim num diário NOSSO.

Frutas que contém fibras.
Explicações a parte, hoje vou convocar todas as minhas amigas do grupo SMAM pra conhecer o blog, e espero que vocês gostem heim meninas!

Muita gente resume dieta a um elevado consumo de frutas, mas quem treina musculação sabe que dieta de fato está longe de ser isso, até porque fruta = frutose = açúcar. Uma laranja e meio copo de suco contêm a mesma quantidade de calorias (em média 40), porém o suco pode ser considerado menos saudável que a fruta, mas por quê?  Ambos possuem açúcar, e ambos possuem uma carga glicêmica mediana (o que é carga glicêmica? clique aqui), porém a fruta contém FIBRAS! Ingerindo o suco, você obriga o pâncreas a produzir insulina muito rapidamente para balancear a quantidade de açúcar ingerida, elevando seu pico glicêmico muito rapidamente. As FIBRAS agem retardando esse processo tão maléfico além de exigirem mais energia para sua digestão, aumentando o gasto calórico. Simples né? Opte pelas frutas com fibras! Além disso, faz super bem para o intestino.

Mas pra completar o raciocínio vamos entender o que um pico glicêmico faz com nosso organismo:

O pico de insulina acontece quando ingerimos uma quantidade alta de açúcar (seja ela frutose, sacarose, massas brancas...),  esse pico dura pouco tempo e logo a sensação de saciedade passa e a fome volta com tudo! E quando menor o índice glicêmico do alimento, mais lentamente ele será digerido, por isso indicamos tanto a famosa batata doce como um carboidrato do bem! 

A regra é simples, MENOR índice glicêmico, MELHOR. Caso a vontade de comer doce aperte, use a dica das fibras pra retardar mais a digestão e a "lambança" na dieta não ser tão drástica. 

2012 começou, ta na hora de tirar a vontade de ser sarada la do fundo do baú e colocar em prática. Gordura não é fashion, não é moderno nem feminino, fica a dica!

4 comentários:

  1. Adorei o post, fê!! Agora entendi direitinho a questão do "pico", kkkkk.

    beijo!

    ResponderExcluir
  2. FLoor, ótimo post viiu???

    Amor, feliz 2012 *_____________*


    Chêros :*

    ResponderExcluir
  3. Nunca fui de dar muita atenção para as frutas e já sabia que isso não era bom, agora com tudo explicadinho tenho mais certeza ainda.

    ResponderExcluir
  4. Ótimo post.Informações simples e acessíveis....Mas hipertrofia muscular excessiva também não é nem um pouco moderno,fashion e passa bastante longe de ser feminino.TUDO em excesso é maléfico.Gordura e hipertrofia.Atletas que focam exclusivamente nisso têm saúde na corda bamba na idade adulta e velhice.São os principais afetados por doenças degenerativas como Parkinson.Pior ainda quem sobrecarrega os rins com suplementações hiperprotéicas sem orientação de profissionais adequados.E as lesões articulares,ósseas, tendíneas e musculares que deixam sérias sequelas pra os praticantes de musculação sem devida orientação ou sem bom senso...Tudo na vida deve ser pautado no EQUILÍBRIO.Uma busca desmedida por músculo e corpo perfeito não é nada saudável,moderno,tampouco inteligente...Minha opinião só.
    Parabéns pelo site,super fofo,por sinal.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Sugestões, pedidos e reclamações: maquillage0@hotmail.com